London Dry Gin | Saiba tudo sobre a origem, métodos, elaboração....

London Dry Gin | Saiba tudo sobre a origem, métodos, elaboração....

O que define um gin London Dry?

O London Dry é certamente o gin mais conhecido e consumido do mundo. Sua principal característica é o zimbro infusionado com álcool neutro e a seleção de botânicos diversos, sem poder adicionar mais nada após o processo de destilação.
Este tipo de gin, entretanto, pode passar por redestilação, o que potencializa ainda mais os sabores e aromas.

Origem

Criado na Holanda no século XVII, mas foi na Inglaterra onde se difundiu e ganhou popularidade. Um fato interessante é que seu processo de fabricação não sofreu tanta mudança ao longo dos anos. A não ser pela variedade de receitas que existem hoje e pela melhora na qualidade do álcool, o estilo London Dry Gin preserva seu modo de preparo.


O zimbro é o principal ingrediente do destilado. E embora seja um clássico, este estilo de denominação do Gin é bastante versátil, combinando com vários tipos de receitas, das mais clássicas, como Gin tônica as mais diferenciadas com adição de xaropes, energéticos.


Se engana quem pensa que London Dry gin é uma atribuição dada somente aos gins produzidos em Londres. Ao contrario do que muitos pensam London dry não precisa ser necessariamente produzido na capital inglesa.


Para receber o título, o rótulo deve ter uma receita base que inclua a infusão do zimbro em álcool de cereais. A adição de outros botânicos é o que diferencia os rótulos de diferentes destiladores. O autêntico London Dry é uma bebida sem coloração. Ele é transparente e brilhante. Assim como as primeiras produções do destilado que datam mais de 300 anos.

Curiosamente, o gin London Dry não precisa ser feito em Londres. O que categoriza a bebida desta maneira é seu modo de fabricação, criado e popularizado na Inglaterra há quase 300 anos.


Outra característica é que o gin não deve ter qualquer tipo de coloração. O verdadeiro London Dry é transparente e brilhante, com caráter gustativo bem encorpado.

Voltar para o blog